
Um dos utensílios mais importantes no templo de Salomão, pois era usado na purificação de todos que adentrassem ao templo, inclusive os animais que ali seriam ofertados como sacrifícios.
Em nossas sessões de iniciação, também é usado simbolicamente como elemento de purificação.
Sua posição no templo e suas dimensões, são controversas, tanto no L.´. da L.´. quanto nos templos maçônicos, porém o seu significado continuou inalterado, a purificação.
O que devemos ter em mente, é que o templo maçônico não é uma réplica ou miniatura do templo de Salomão, o templo de Salomão serviu como inspiração simbólica para os templos maçônicos, mas não se trata de uma cópia exata. Uma das grandes diferenças que pude notar nos meus estudos e que até o presente momento ainda não sei o porque dessa diferença, pois certamente deve ter uma explicação, é que o templo de Salomão estava orientado do Oriente para o Ocidente, as colunas e a entrada do templo estavam no Oriente, o inverso do templo maçônico.
Lembrando que no L.´. da L.´. á água é usada para purificar, tanto através de um ato solene e tranquilo, onde o batizado é purificado e renasce outra criatura, como também é usada para purificar de uma forma assustadora como podemos ver no dilúvio.
Creio que o mar de bronze deva ter tantos outros significados como de costume da simbologia maçônica, significados até esotéricos que ainda estou em estudo, e um desses estudos indica que o mar de bronze seria uma representação do cosmos sumério.
Em minhas reflexões, cheguei a uma questão que ainda não encontrei a resposta, ou pelo menos ainda não tive a percepção…a questão é, porque algo de Cobre, um metal que não é puro e sim uma mistura de metais, serve como utensilio de purificação??? Mesmo não sendo puro, quando polido o seu brilho reluz como ouro e esse fato me fez o associar com a pedra bruta, que ao passar pelo processo de desbaste, se torna uma peça bela e que por sinal, se encontra na mesma coluna do mar de bronze.
Refleti também, sobre o porque o mar de bronze só é usado na iniciação e não nas sessões, mas através dessa reflexão, notei que eu pelo menos, faço o uso do mar de bronze em todas as sessões, quando me coloco na sala dos passos perdidos, na fala do nosso Ir.´. M.´. de CCer.´. onde nos orienta a deixar para trás os dissabores, os pensamentos profanos e mergulhar em um MAR de tranquilidade…nesse momento uso o mar de bronze, onde procuro esvaziar meus pensamentos, relaxar o corpo, controlar a respiração, enfim, me purificar para melhor me concentrar somente na sessão e nos meus IIr.´.
Um hábito que indico não somente nas sessões, mas também no dia a dia deve ser usado o mar de bronze, assim como todas as outras ferramentas maçônicas.
Excelente.